Permacultura

A Permacultura usa princípios, técnicas e práticas orientados para uma relação harmônica e sustentável entre seres humanos e recursos naturais garantindo que a construção da moradia e a produção de alimentos saudáveis favoreçam a preservação do meio ambiente. Os conhecimentos ancestrais e tradicionais são priorizados a fim de ampliar o horizonte dos conhecimentos modernos das ciências agrárias, ecologia, arquitetura, engenharia e ciências sociais, entre outros, no sentido de valorizar o cuidado com o Planeta Terra, o cuidado com as pessoas, o uso sustentável das energias.

As práticas convencionais da sociedade moderna renegaram conhecimentos vitais da natureza, para garantir a centralidade do capital, do lucro e da produção industrial em larga escala. De forma que vivemos um período histórico onde as relações sociais fundamentadas na superprodução e no superconsumo impedem a organização de modos de vida com conhecimento e respeito das necessidades da terra, das águas, das plantas, dos animais e do bem viver coletivo.

O conceito da Permacultura foi proposto na Austrália dos anos 70, por Bill Mollison e David Holmgren, em reação ao estado avançado de degradação ambiental. Este conhecimento representa uma alternativa ao modelo convencional de vida em nossa sociedade e às práticas agrícolas produtivas com base na monocultra em larga escala, uso de agrotóxicos e adubos químicos.

Algumas técnicas da Permacultura são: planejamento permacultural; bioconstrução; captação e reutilização de água e energia; floresta de alimentos.

Um exemplo de planejamento permacultural é organizar a propriedade em zonas sequenciais: zona 0 - casa; zona 1 - jardim, horta, plantas medicinais; zona 2 - viveiro, pomar, galinheiro; zona 3 - floresta de alimentos, pasto rotativo; zona 4 - açude, plantio de árvores madeireiras; zona 5 - mata preservada.

O vídeo abaixo apresenta elementos para refletir sobre a ética da permacultura.



Observe e interaja! Capte e armazene energia! Obtenha seu sustento! Pratique auto-regulação e aceite retorno! Use e valorize serviços e recursos renováveis! Não produza desperdícios! Integre ao invés de segregar! Use as soluções pequenas e lentas! Use e valorize a diversidade! Use as bordas e valorize os elementos marginais! Responda criativamente às mudanças!

A extrema concentração de riquezas no campo e na cidade, a generalizada violência contra os pobres, a destruição da natureza em larga escala e a massificação de práticas e mercadorias que prejudicam a saúde da humanidade são incompatíveis com a agroecologia e a permacultura.

Cuide da Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário