Agrofloresta


Numa mata ou no cerrado encontramos espécies de diferentes tamanhos convivendo em harmonia, além dos animais. Isso é possível pois uma ajuda a outra. Aquela árvore mais alta faz sombra para aquela mudinha que não resisitiria se estivesse no sol. No sistema agroflorestal imitamos o que acontece na natureza. Em uma mesma área convivem frutíferas, forrageiras, plantas ornamentais, medicinais, hortaliças e aquelas que produzem madeira. Cada espécie é colocada em um espaçamento adequado em consórcio com plantas companheiras, considerando a altura e tamanho das copas de forma que uma não prejudique a outra.

Floresta de alimentos: o sistema agroflorestal permite que o agricultor obtenha colheita desde o primeiro ano do plantio, com as espécies anuais e as hortaliças de ciclo curto, enquanto aguarda o tempo de colheita das espécies de ciclo longo como as frutíferas e as madeireiras. É possível colher para comer durante o ano todo.




NESTE CHÃO TUDO DÁ

"Neste Chão Tudo Dá - semeando conhecimento e colhendo resultados" é um registro informal realizado durante uma viagem pela Bahia sobre o trabalho e o pensamento do agricultor e pesquisador Ernst Gotsch.  Documentário realizado por Felipe Pasini, Ilana Nina e Monica Soffiatti.

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário