Projeto

Casa de Barro é um pequeno Projeto Político-Pedagógico, mas dentro dele cabem muitos mundos e utopias. Os princípios de respeito à natureza, de cooperação e solidariedade, permeiam a proposta de formação técnica e política identificada com um projeto popular de sociedade.
 A arquiteta Helena Amoretti é responsável pelo projeto da casa. Não há modelo pré-definido para a melhor construção de uma casa. A forma do terreno e da vegetação faz com que os espaços mudem. Optamos pela casa quadrada que é simples e mais fácil de fazer. A preservação da natureza e o plantio para ampliar a agrofloresta é princípio do projeto. 
 O terreno da construção é no morro, a Chácara tem um plano muito íngreme. Como a parte do terreno que permite a construção da casa é pequena, alguns cômodos ficam no segundo andar da casa. A casa terá uma fachada bonita cercada por varandas.
Portas e janelas amplas vão oferecer mais ar e mais luz. A casa está numa zona de clima seco, mas os cômodos estão abertos para as árvores. Super legal!
 O projeto foi concebido em função de conceitos da Bioarquitetura. A ideia é construir com mínimo impacto ambiental e custos reduzidos, utilizando matérias-primas naturais, recicláveis ou de fontes renováveis, tais quais: paredes externas em hiper adobe, internas em alvenaria de adobe, estrutura em madeira roliça de reflorestamento, pisos em cimento queimado pigmentado, aproveitando restos de granito para mosaicos, captação da água das chuvas, reaproveitamento das águas cinzas para reutilização nos vasos sanitários e irrigação do jardim, uso de fossa de bananeira no tratamento das águas negras.

3 comentários:

  1. por favor gostaria de saber como que foi essa construção, pois eu e meu esposo gostaríamos muito de fazer a nossa casa de barro, de uma maneira bem rústica. Temos um sitio com um lago, cavalos estamos procurando pessoas q possam nos orientar...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara, fizo Projeto Básico de Arquitetura, dentro da técnica de bioarquitetura, e os projetos complementares (estrutural, elétrico, hidráulico). Um memorial descritivo compreendendo a técnica da construção. Sou de Porto Alegre, não pude acompanhar a obra em Brasília, mas o projeto foi executado pelo mestre de obras e os proprietários todo em conformidade com a parte gráfica e descritiva do projeto, o que resultou num lindo trabalho de ótimo acabamento. Tinha dias que dava alguma instrução técnica por telefone, mas o mérito da execução é deles! Se precisares entrar em contato, meu e-mail é arqhel@terra.com.br.

      Excluir
  2. Eu penso que as energias alternativas tem o problema do armazenamento. Porém em áreas rurais o que se pode fazer é armazenar água nas regiões mais altas do terreno em forma de reservatório cavado na terra que serve tanto de água como de energia. Com qualquer motor elétrico destes que se compra em sucatas ou feiras, é possível gerar energia elétrica utilizando energia mecânica de ventos bem como de águas armazenadas em desníveis. Então, com um reservatório pode gerar de forma estável, uma vez que ventos e outras alternativas nem sempre são estáveis. A mesma água pode ser reutilizada indefinidamente para ser elevada novamente por uma fonte alternativa que possa ser utilizada novamente. Numa propriedade que não tem nascente eu pretendo utilizar água de poço ou de chuvas para fazer estes processos com dois reservatórios em desníveis. Não polui, pode criar peixes tanto no reservatório superior quanto no inferior cuidando e dimensionando sempre para não esgotá-los, bem como utilizar para irrigação. Pode se utilizar roda dágua ou turbinas para geração de energia elétrica estabilizada.

    ResponderExcluir