Bioconstrução



As vantagens da biocontrução incluem autonomia tecnológica, conforto ambiental, possibilidade de participação de todos e todas no processo da construção e economia. Marco vem estudando e ensinando há anos técnicas de bioconstrução no curso de Agroecologia para Assentados da Reforma Agrária... E eu, Juliana, sou uma entusiasta e apaixonada pela biocontrução... é chegada a hora de por em prática todo este conhecimento. Vamos lá...

SIMPLICIDADE E SOLUÇÕES NO USO DA TÉCNICA TRADICIONAL
No livro "O manual do arquiteto descalço", Johan van Lengen propõe um processo construtivo alternativo, combinando técnicas tradicionais e modernas na criação de um ambiente harmonioso para se viver.
"Os primeiros arquitetos amassavam a terra com os pés para fazer os tijolos. Arquitetos descalços pisando a terra..."

Assim iniciamos a Casa de Barro... e assim foram feitas as paredes dos dois andares da casa: de terra ensacada e tijolos de barro feitos no próprio terreno.

De baixo para cima é possível ver as fotos de todo o processo desde o início da construção. Uma vivência linda, que contou com a força, com o apoio, com os braços e com o carinho da família e dos amigos... uma experiência na qual nos jogamos de corpo e alma durante dois anos!

Hoje já moramos na Casa de Barro, e ainda há muita coisa por fazer dentro deste projeto mais amplo da Permacultura.



FINALMENTE ENTRANDO PARA MORAR NA CASA DE BARRO!

A reta final não é fácil... fechar a casa e cuidar da hidráulica, elétrica, fossa, tratamento da madeira, pintura, acabamento... Muitos detalhes não previstos no orçamento... Equipes novas trabalhando na obra... O Marco continuou trabalhando junto em cada detalhe e foi o mestre de obras da vez! E a mamãe aqui, cuidando de um barrigão de quase nove meses, mesmo mais a distância, fiquei numa atenta supervisão da construção. O detalhamento do primeiro piso conciliou técnicas tradicionais e alternativas com técnicas modernas e convencionais... principalmente porque nas últimas semanas ficamos com pressa para morar na casa nova!  No dia da mudança para a casa de barro, rompeu a bolsa e iniciou o trabalho de parto! Que experiência!















ABERTURAS, PISO E DETALHAMENTO




























































TELHADO FECHADO

Já pode chover! Antes do início das chuvas o telhado ficou pronto. Pronto e aprovado... veio a chuva e nenhuma goteira! Detalhe para as aberturas de manilha e para a entrada de luz feita de garrafas de suco.






ESTRUTURA DO TELHADO

Vigas, vigotas, caibros e ripas. A estrutura do telhado fechou com chave de ouro a obra de arte do Mestre de Obras Claudionor. Um belíssimo trabalho com madeiras!











REBOCO NO PRIMEIRO PAVIMENTO

Optamos por fazer reboco convencional no piso de baixo e pintaremos tinta natural de terra vermelha. A parte superior vai ficar um tempo com as fiadas aparentes enquanto organizamos um mutirão para fazer reboco e pintura natural.









PAREDES EXTERNAS DO SEGUNDO PAVIMENTO


 












Ainda é possível ver o céu de dentro de casa... vontade de  deixar a casa sem telhado... só para não perder nunca as estrelas!



ESTRUTURA DE SUSTENTAÇÃO DA SACADA












PISO DO SEGUNDO PAVIMENTO







ENCAIXES ARTESANAIS
Os encaixes para sustentação das vigas de eucalipto foram feitos cuidadosamente pela equipe.
O Mestre de Obras Claudionor é um marceneiro de primeira e ensinou a cada um o uso do formão para fazer o corte certo e perfeito nas toras de eucalipto, preparando a estrutura da casa para receber com segurança a outra peça de madeira.


Experimentamos cada etapa, equipamento e material da obra. Aí estamos ajudando a fazer os encaixes das vigas e vigotas de sustentação da varanda.




MONTANDO AS VIGAS DE EUCALIPTO
Está tudo quase pronto para receber as vigotas e as paredes do segundo piso!







O churrasquinho de fim de ano foi na sala!
A churrasqueira improvisada com os tijolos feitos ali mesmo na obra!


ABERTURAS
As aberturas para receber portas e janelas estão ficando lindas!

Janela do banheiro feita de manilha!

Janela da Sala


Entrada da frente
 Porta de entrada
 Porta dos fundos
 Sala e cozinha


FÁBRICA DE TIJOLOS
Estamos experimentando produzir os tijolos das paredes internas da casa. A técnica é econômica, as mãos vão direto na terra, o trabalho é terapeutico e os tijolos estão ficando muito bons.



                                            

Testamos vários tipos de mistura: terra e areia, terra e cimento, saibro e cimento... Todos ficaram fortes, mas os tijolos feitos com a terra do próprio terreno são mais legais e sustentáveis!
Já tem uma parede quase pronta!



                                       
Valmir fez a forma de tijolos: é feita de ferro, produz três tijolos por vez, maciços, na medida de 30x20x10 cm. Fez 374 tijolos em dois dias!

 
                      

HIPERADOBE: subir as peredes de hiperadobe é muito rápido! O primeiro andar está quase pronto. O mestre de obras, Claudionor, deixa tudo alinhado e aprumado, mantendo os pilares de eucalipto a mostra para o lado de fora. As paredes internas serão de tijolos.

                               
                           
                                                 



MUTIRÃO:
No primeiro mutirão de hiperadobe levantamos três fiadas em duas paredes e duas fiadas em mais duas paredes.



HIPERADOBE As paredes externas serão em hiperadobe, uma técnica de bioconstrução de fácil manejo, com uso de recursos locais. A fase de execução do hiperadobe utiliza sacos Raschel (mesmo material usado para ensacar frutas) para ensacamento de terra compactada com o trabalho de pilão, formando fiadas sobrepostas. A mistura das três primeiras camadas é de solo-cimento. A mistura das demais camadas composta de 70% areia e 30% argila e não deve ser muito molhada, nem tampouco seca. Recomenda-se que a terra seja peneirada para eliminar as impurezas, numa malha de 4,8mm. Modo de fazer: Dar um nó em uma das extremidades do saco, colocar o nó abaixo do pé, na outra ponta acoplar um funil ou “balde sem fundo” iniciar o preenchimento do saco. Após a mistura de terra chegar até o funil, andar para trás liberando mais saco para preenchimento e ajeitando-o no prumo externo do alicerce. Após completo enchimento, amarrar a extremidade com nó e colocá-lo por baixo da camada. Será necessário socar a terra até que o bloco fique totalmente sólido, a uma altura média de 15 cm. Utilizar “socador” (pilão com base plana). Fazer amarração em todas as junções do hiperadobe, trançando os sacos. O primeiro deverá ser sempre o de maior comprimento. Repetir processo em todas as camadas até que se chegue a altura especificada em projeto para colocação dos contra-marcos ou manilhas das janelas. Após afixados, continuar processo.

 FOTOS









                                                 



O Mutirão foi uma linda festa!





CONVITE DO MUTIRÃO!

Mutirão dos pensadores(as) da revolução e do projeto
popular para o Brasil...
Nada melhor que vincular nosso impeto
revolucionário a uma atividade onde o trabalho, sem dúvida, coexiste
com o princípio educativo.
Por isso, amanhã começaremos a levantar as paredes da nossa futura
casa, em hiperadobe, e precisaremos destes braços fortes para em mutirão, iniciarmos os pedaços de nossa casa com a participação dos compas, comprometidos com o trabalho coletivo.
Para quem não conhece o Hiperadobe, excelente momento para interagir com esta técnica.


MONTAGEM DO PALITEIRO
Duas semanas foi o tempo que levou para finalizar a montagem do pailteiro! Eucaliptos autoclavados de reflorestamento.
A próxima etapa é subir as paredes de terra...









Começamos a levantar os pilares de eucalipto!



                                              


                                          

Escolhemos uma equipe boa para nivelar o terreno, fazer o muro de arrimo e a fundação! Quem coordena a equipe é o Mestre de Obras Claudionor.
                                                  



                                              



Levamos seis meses para definir o projeto! Terra e Madeira! Aberturas amplas para aproveitar a luz natural, captação de água da chuva, tratamento das águas cinzas e negras, uma varanda ao redor da casa!






Escolhendo o lugar da construção: a Casa de Barro será feita no mesmo espaço onde havia uma casinha de madeirite. Quanto menos interferência no terreno, melhor!


19 comentários:

  1. Olá! Gostei do projeto certamente fico fantástica. Sempre fico preocupado com o meio ambiente, e por isso sempre procuro ver projetos assim. Além de interessantes são muito originais.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua casa, sabe me dizer aonde encontro um especialista de hiperadobe em sao paulo?
    meu email: aline_luta@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Dos nossos especialistas, a arquiteta é de Porto Alegre e o mestre de obras é de Brasília. Os sacos de hiperadobe foram comprados em São Paulo.

      Excluir
  3. Sensacional a ideia sustentável exposta aqui, a união de pessoas compromissas em um ideal comum, construir com respeito a natureza incluindo a harmonia humana hoje muito rara. Parabenizo todos q/participaram do projeto e posso dizer assim que deveria caminhar a humanidade em nossos dias. Sucesso ao Projeto Jeriva

    ResponderExcluir
  4. Olá....
    Antes de mas nada gostaria de parabenizalos pelo projeto maravilhoso e principalmente pela realizaçao de um sonho!
    A algum tempo eu venho pesquisando sobre bioconstruções pois tbm tenho esse sonho de construir o meu cantinho com as próprias mãos,cercado pela natureza....
    Se possivel,eu gostaria de entrar em contato com o mestre Claudionor....por favor,vcs poderiam me passar o contato dele?!
    Ficarei muito feliz e eternamente agradecido....
    Meu email boon_chan@icloud.com

    Atenciosamente
    Anderson R. Kage
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. olá, gostaria de parabeniza-los, por fazer de um sonho, realidade
    parabéns pela força de vontade!!!
    venho fazendo um trabalho de conclusão de curso
    sobre o tema da bioconstrução,
    e gostaria muito do contato de vcs.
    fotos, opiniões, etc...
    meu e-mail é carlosathyla@hotmail.com

    agradecido pela atenção,

    Carlos Novais

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? parabéns pela casa.Uma bioconstrução como essa é bem mais economica, mas ainda assim é um tanto onerosa.Quero fazer uma casa de barro para morar com minha família, mas estamos com poucos recursos.Nos deem uma luz de como fazer a bioconstrução.Tem um problema,as casas de barro aqui na minha região são de taipas e a técnica de super adobe não é utilizada.Poderia me ajudar, com outras técnicas talvez.Ficaria muito grata.Meu e-mail é nathimenna@yahoo.com.br.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrarás mais material em "Bioconstrução" , "técnicas de bioarquitetura" ou utilizando o nome da técnica que queres trabalhar.
      Neste link tem um manual com algumas técnicas e o método de uso.

      http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_proecotur/_publicacao/140_publicacao15012009110921.pdf

      Excluir
  7. hola chicos. somos una pereja de argentinos. tenemos un proyecto parecido al de ustedes. queremos saber como hicieron para plantar los postes. nosotros queremos plantar postes de 8 metros. 1.5 metro bajo tierra. como lo paramos? gracias. mica y lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Mica e Lucas!! Fizemos uma fundação e cintas de amarração em concreto armado, os postes ficaram cravados no concreto. Mas aqui o terreno é de pedra próximo à superfície, o solo não é "mole". O correto seria pedir um cálculo de fundações a um engenheiro para saber a profundidade que deverá ter a fundação.

      Excluir
  8. Muito interessante esse método com hiperadobe, poderia me informar o rendimento dos sacos, isto é para cada metro de parede com altura de 2,70m, quantos metros preciso de sacos? No aguardo, grato, Fausto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fausto! Cada fiada tem mais ou menos a altura de 15 cm e a largura de 30 a 32cm. Pelos nossos cálculos, cada metro de uma parede de 2,70m leva aproximadamente 18m de saco.

      Excluir
  9. Gostaria de saber quantos fica para fazer um projeto deste porti e se tem como eu receber um projeto de tudo que você usou para construir está casa tenho um bom terreno e quero fazer uma casa neste estilo se você poder me ajudar me enviar um orçamento e o valor de um projeto desta casa obrigado meu contato e ddd(12)982281018 e o email gelkinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal... parabéns pela obra, linda. Quero construir mais nesse mesmo processo e estou em busca de profissionais e de informações aqui em São Paulo. Saberiam dizer o custo total da obra? Aproximado... ABRAÇÃO

    ResponderExcluir